
E de acordo com uma matéria do portal Exame, da Abril, pesquisadores do Centro de Ciências e Saúde da Universidade do Texas (EUA) concluíram em estudo que este vírus pode causar riscos mesmo em pessoas que não possuem “condição cardíaca prévia”, mas se mantendo mais grave para pessoas com problemas cardíacos pré-existentes.
Além disso, a mesma pesquisa aponta que outros vírus da família coronavírus e epidemias de gripe, que indicam infecção viral, também podem causar problemas como síndrome coronária, arritmia e danos cardíacos, dando origem a eles ou agravando.
O covid-19 pode afetar o músculo cardíaco, tanto em pessoas com problemas cardíacos pré-existentes ou não. Ainda segundo o estudo, publicado no periódico Jama Cardiology, este dano está ligado a pacientes que apresentam sintomas graves causados pelo novo coronavírus.
Considerando que este é um vírus pouco conhecido, diversos estudos e análises estão sendo feitos, de modo que irão se complementando e atualizando os resultados sobre o vírus e o contágio. De modo que é importante que os profissionais da saúde se mantenham informados e atualizados sobre o covid-19, a fim de tranquilizar seus pacientes e dar o apoio e atendimento necessário a cada um.
Fonte: Porta Exame