Muito solicitado ao longo de atendimentos médicos, seja de rotina ou de emergência, o eletrocardiograma (ECG) é o exame responsável por analisar a saúde do coração e pode identificar patologias coronarianas, distúrbios na condução elétrica do coração, pericardite, arritmias e etc. Ele também pode ser solicitado a qualquer pessoas, mas se torna mais frequente para mulheres a partir dos 50 anos e para homens aos 40 anos de idade.
Mas, você sabia que existem três tipos diferentes de ECG no universo da medicina e com a mesma finalidade? Pois é, apesar de terem a função de identificar anormalidades, cada um é indicado para uma situação específica, dependendo do motivo pelo qual foi pedido ao paciente e suspeita do cardiologista ou clínico geral – quando o atendimento é encaminhado.
Confira abaixo os três tipos:
• ECG Padrão: Chamado também por ECG de repouso ou superfície, ele é o mais comum e tem duração de apenas 5 minutos. Nele, o paciente deita na maca com o peito à mostra e recebe os eletrodos na pele (tórax, braços e pernas), após ser limpa e desengordurada.
• ECG de Esforço: Este é o famoso teste ergométrico, em que o paciente precisa praticar algum exercício físico enquanto realiza o exame, em que é possível delimitar como o coração gera estresse e diagnosticar doenças coronárias e a gravidade dos sintomas. Normalmente é feito na esteira ou na bicicleta, iniciando de maneira lenta e aumentando a carga aos poucos. Sua duração é de 20 minutos, porém, o paciente pode parar a qualquer momento por exaustão.
• Holter: Na monitorização de ECG ambulatorial, conhecido também por holter, o paciente permanece 24 horas com o dispositivo acoplado em seu corpo para registrar a atividade cardíaca. Ele realiza a gravação através de fios eletrodos que são conectados no peito e ao “apitar”, o paciente deve permanecer estático até parar o barulho.
Muito interessante os formatos de ECG, né? E caso você se depare com algum desses exames durante um atendimento no Pronto Socorro ou plantão, saiba que o ECG10 está aqui para te ajudar na análise e interpretação de eletrocardiogramas, enviando o laudo de maneira segura e prática direto para o seu smartphone ou tablet em até 30 minutos.
Fonte: MedicMais