As Sociedades Brasileira de Cardiologia (SBC) e de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) levantaram um alerta sobre a prática de exercícios após a infecção pelo covid-19, mesmo que em casos leves, em que foi apontado uma relação entre a doença e o surgimento de problemas cardíacos leves ou graves.
Em documento, elas destacam um estudo que apontou dados da China, Itália e Estados Unidos que indicaram o aparecimento de lesão cardíaca entre 20 e 30% dos casos que foram hospitalizados e morte em 40% dos infectados. E entre as doenças cardíacas estão arritmias, insuficiência cardíaca e miocardite, esta última pode causar morte súbita em casos de atividades físicas intensas, como crossfit, spinning ou triatlo.
Independente de serem atletas profissionais ou amadores, as instituições recomendam que seja feita uma avaliação médica e um eletrocardiograma para somente depois começarem a se exercitar, realizando de maneira gradativa e com segurança. No entanto, também é importante ressaltar que a recomendação não diz que não deve ser mais praticado algum esporte, mas que deve ser retomado somente após um check up cardiológico com acompanhamento de médico especialista, para que o retorno às atividades seja seguro.
E se você, médico(a), precisar de auxílio na hora de interpretar o eletrocardiograma, conte com o ECG10! O app conta com um serviço de análise de ECG de alta qualidade, estando disponível 24 horas por dia e enviando o laudo na palma da sua mão.
Informações: Portal Terra